O fundo de investimento BNP Paribas Asset Management alertou que a economia global está ameaçada por uma ofensiva de uma “mãe de todas as recessões” como resultado da pandemia.

A economia global está cada vez mais ameaçada à medida que a pandemia COVID-19 se espalha pelo mundo e, apesar de vários países já terem retomado a sua economia depois de terem passado o pico mais elevado das previsões de contágio para a economia mundial pós-COVID, não são nada encorajadores.

Em entrevista ao Financial Times, Frederick Jeanbon, do fundo de investimento europeu BNP, observou que o crescimento estável da bolsa após o colapso em março não reflete a atual situação económica real e também não contempla outros cenários que possam atingir mais a economia mundial.

“A enorme subida que temos visto durante vários meses após o ponto mais baixo de março pode estar a acontecer muito rápido e não tem em conta o risco de uma segunda onda [de contágio]”, argumentou Jeanbon.

Acrescentou que a recuperação económica será longa e em forma de U, enquanto uma recuperação em forma de V é improvável.

Poucos especialistas e analistas prevêem uma recuperação em forma de V da economia mundial. De acordo com uma pesquisa recente de gestores do Bank of America, a maioria espera uma recuperação em forma de U mais longa ou em forma de W. Por seu lado, o FMI previu o maior declínio da economia mundial desde a Grande Depressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *